SEGUIDORES

domingo, 15 de maio de 2016

TRABALHO








6.   Trabalho


Porque, quando ainda convosco vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma (2 Ts 3:10).

O propósito básico do trabalho é desenvolver o caráter. Enquanto o carpinteiro constrói uma casa, ele também é construído por ela.

A Habilidade, a diligência, a destreza manual e o julgamento são refinados, o trabalho não é somente uma tarefa designada para se ganhar dinheiro, é também designado a produzir o caráter santo na vida do trabalhador.

Profissões

As escrituras não colocam nenhuma profissão honesta acima de outra. Há dignidade em todo tipo de trabalho, na economia de Deus, a dignidade de um mecânico de automóveis é a mesma que a do presidente da FIAT.

Deus deu habilidades únicas a cada um de nós. As pessoas têm habilidades muito variadas, habilidades manuais e capacidades intelectuais. Não é o caso de uma pessoa ser melhor do que a outra, mas o simples fato de terem recebido capacidades diferentes.

O trabalho como forma de servir ao Senhor

Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens (Colossenses 3:23).

A maioria das pessoas deixa Deus fora do trabalho e crê que somente elas controlam seu sucesso. No entanto, quem tem um entendimento bíblico irá relacionar-se com seu trabalho com base num padrão inteiramente diferente, e experimentará um sentimento de contentamento intimo com seu trabalho.


Diligência

O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente (Provérbios 12:27). Uma outra tradução: “Bens preciosos cabem ao homem diligente”.

Diligência é uma habilidade adquirida que combina persistência criativa, esforço inteligente, planejado e executado de forma honesta e sem atrasos, com competência e eficácia, de modo a alcançar um resultado puro e dentro do mais alto nível de excelência. Como uma habilidade que pode ser adquirida, existem quatro passos que podem trazê-la para a nossa vida e nosso trabalho:

1)   Acordar para a realidade. (Acordar e chega de adiar)
2)   Definir nossas visões. (Visão clara de onde se quer chegar)
3)   Parcerias eficientes. (Buscar orientação externa)
4)   Perseguir a sabedoria. (Fazer dela o alicerce da nossa vida)

Diligência é trabalhar com SABEDORIA.

Preguiça

Ó preguiçoso, até quando ficarás deitado? Quando te levantarás do teu sono? Um pouco para dormir, um pouco para tosquenejar, um pouco para encruzar os braços em repouso, assim sobrevirá a tua pobreza como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado (Provérbios 6: 9-11).

Nas Escrituras o trabalho e a diligência são encorajados enquanto que a preguiça é, por repetidas vezes condenada.

Nosso trabalho deve ser de nível tão elevado que fará com que as pessoas jamais identifiquem preguiça e mediocridade com Deus.

Prioridades

Não devemos ser como o preguiçoso, porém nosso trabalho deve ser equilibrado com outras prioridades da vida, e certamente que nossa prioridade maior é o relacionamento com o Senhor:

Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6:33).

Nossa segunda prioridade é a família, se tendemos a ser um “viciado em trabalho”, devemos tomar precauções extras para nos proteger contra a negligência das outras prioridades.

Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro (Êxodo 20:9-10).

O modo de agir de Deus é o modelo que o homem deve imitar. Se Deus parou para “retomar o fôlego” no sétimo dia, também o homem deve “folgar” e deixar que os outros, principalmente os pobres, “retomem o fôlego”. O sábado faz cessar os trabalhos do dia a dia e nos concede uma pausa para nos lembrarmos do Senhor, é um dia de protesto contra a escravidão do trabalho e o culto ao dinheiro.


Fonte: http://blogdavidaeterna.blogspot.com.br/search/label/FINAN%C3%87AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário