SEGUIDORES

OBRIGADA POR SEGUIREM ESTE BLOG

segunda-feira, 24 de março de 2014

O QUE SIGNIFICA ABOMINAÇÃO?


O que significa abominação?


Em alguns textos bíblicos vemos o autor usando a palavra abominação. Vejamos um exemplo: “Tudo o que anda sobre o ventre, e tudo o que anda sobre quatro pés ou que tem muitos pés, entre todo enxame de criaturas que povoam a terra, não comereis, porquanto são abominação” (Lv 11. 42)

A palavra abominação é usada mais frequentemente na Bíblia no Antigo Testamento e aponta para aquilo que os israelitas não deveriam ter como prática em suas vidas. O exemplo acima é relacionado às dietas alimentares que Deus institui. Descumprir esse mandamento de Deus era uma abominação, ou seja, algo totalmente e veementemente reprovado por Deus.
É importante observar que não são todos os pecados classificados como abominação na Bíblia, apenas alguns. Isso parece nos indicar que Deus considera alguns tipos de pecado mais graves que outros ao ponto de enfatizar que quem os cometesse cometia uma abominação.

Um exemplo claro são os pecados de idolatria, que eram chamados por Deus de abomináveis: Salomão seguiu a Astarote, deusa dos sidônios, e a Milcom, abominação dos amonitas.  Assim, fez Salomão o que era mau perante o SENHOR e não perseverou em seguir ao SENHOR, como Davi, seu pai.  Nesse tempo, edificou Salomão um santuário a Quemos, abominação de Moabe, sobre o monte fronteiro a Jerusalém, e a Moloque, abominação dos filhos de Amom. (1 Rs 11:5-7)


Apenas para citar alguns, a Bíblia classifica como abominação pecados de homossexualidade (Lv 18.22), de idolatria (Dt 7.25), de sacrifícios de animais defeituosos (Dt 17.1), de consultas a necromantes, feiticeiros, adivinhadores, prognosticadores (Dt 18.10-12), de prática de injustiça (Dt 25.13-16; Pv 11.1), de hipocrisia religiosa (Is 1.13), de relações sexuais ilícitas (Ez 22.11), etc.

É importante ressaltar que após Jesus Cristo apenas as leis morais ainda vigoram, pois foram ratificadas no Novo Testamento. Por exemplo, as leis alimentares e os sacrifícios de animais foram decretados por um período e com um objetivo específico e hoje em dia não são mais necessários, pois cumpriram seu objetivo.


Email enviado: 

Esboçando Ideias por  google.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário