SEGUIDORES

OBRIGADA POR SEGUIREM ESTE BLOG

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VOCÊ SABIA ... A ESTRELA DE DAVI.







Você Sabia... A Estrela de Davi 

Por pesquisador Wallace

A Estrela de Davi é um dos símbolos mais conhecidos no mundo e tem um profundo significado profético. Este símbolo é assim chamado porque segundo a tradição judaica os guerreiros do rei Davi usavam este símbolo em seus escudos.

A estrela de Davi (chamada de Escudo de David) é um símbolo real, um selo de realeza representativo do reinado de David. Quando as nações pagãs iam à guerra, muitas vezes pintavam figuras para inspirar medo aos adversários nos escudos dos seus próprios soldados (tais como dragões, cobras, etc.) No entanto, em Israel, o símbolo é o escudo de David.
O nome David em hebraico é composto de três letras na seguinte ordem: Dálet-Vav. Dálet. No hebraico antigo, a letra Dálet tinha a forma semelhante a um triângulo com vértice para cima. Quando este símbolo foi gerado, não sabemos ao certo, no entanto sabemos que este símbolo é geometricamente construído em forma de estrela com as duas letras Dálet que compunham o nome David (entrelaçando-as, e girando uma das letras em 180º. para que seu vértice se colocasse para baixo). Com o tempo, este símbolo tornou-se símbolo da nação de Israel e do povo judeu, estando presente na própria bandeira de Israel.
Vejamos agora o significado deste símbolo:
* primeiro triângulo com a ponta para cima: Deus, homem e povo (Deus, indivíduos e coletividade).

* segundo triângulo com a ponta para baixo: Criação, revelação e redenção (passado, presente e futuro).

Veja a revelação teológica contida neste símbolo: Deus com seu poder cria o homem, que consequentemente se torna um povo. A Criação foi à primeira manifestação de Deus, que se mostrou ao homem através da revelação que é progressiva, até que possa acontecer a redenção final do homem! O detalhe: tudo isso nos fala do passado (a criação), do presente (a revelação em andamento) e do futuro (a nossa redenção que acontecerá em Cristo).

A Maguen David é um tradicional símbolo judaico. A estrela é composta por dois triângulos, um com a ponta para cima, outro para baixo. Um deles aponta para tudo que é espiritual e santo. O outro aponta para baixo, para tudo que é terreno e secular. Ao levar uma vida de Torá e mitzvot, o Judeu luta para unir o mundo espiritual ao terreno, o sagrado e o secular.

As duas estrelas então entrelaçadas significam que Deus, o homem, a história, tudo está entrelaçado entre si.
Estrela de Salomão

O Selo do Rei Salomão, ou Estrela de Salomão, simboliza a harmonia dos opostos, cujo significado é múltiplo. Reflete a ordem cósmica, os céus, o movimento das estrelas em suas esferas, e o fluxo perpétuo entre céu e terra, entre os elementos do ar e do fogo. O Selo simboliza a sabedoria e as regras supra-humanas da Divina Graça.

Salomão é chamado de “aquele a quem foram dados sabedoria e conhecimento”, este é significado comumente usado para indicar seu governo sábio, a habilidade de distinguir entre o moralmente bom e mau, e através de uma compreensão do universo. “Eis que fiz segundo as tuas palavras, eis que te dei um coração sábio e entendido, que antes de ti teu igual não houve, e depois de ti teu igual não se levantará”

(Reis I, 3:12). Por isso ela é entrelaçada, devido às características das uniões do Reinado do Filho de Davi, Salomão.
A estrela de Salomão é também o símbolo da união e da concórdia, representado pelos elementos fogo e água. O signo não se mostra senão depois do combate, quando todo se acalmou e as primeiras efervescências cessaram. A Estrela de Salomão confirma a união do céu e da terra. É o astro messiânico anunciador do nascimento do Rei dos Reis.
(Signo de Salomão).
1.     O conjunto de dois triângulos de metal entrelaçados e dispostos em forma de estrela, que se traz como enfeite ou, por superstição, como talismã contra qualquer influência funesta; ESTRELA-DE-DAVI
[F.: Do lat. signum Salomonis.]

A Estrela de Salomão está dentro da Estrela da Davi por que Davi foi o “Pai de Salomão “ e Salomão uniu o poder e a sabedoria ( ouso da metafísica) segundo cabalísticas e os místicos.

2.     O uso da estrela de Davi e seu significado são totalmente diferentes da de Salomão.






Um comentário: