SEGUIDORES

OBRIGADA POR SEGUIREM ESTE BLOG

sexta-feira, 14 de abril de 2017

VESTUÁRIO: VESTUÁRIO BÁSICO E ORNAMENTAÇÃO



Vestuário Básico








Bem poucos podiam adquirir roupas devido ao seu alto preço. Os pobres só tinham uma muda de roupa. Portanto era comum trocar uma pessoa por um par de sapatos (Am. 2:6), e foi praticamente revolucionário dizer ao povo que desse as túnicas de reserva como fez João Batista (Lc.  3:11). É interessante ver que na sua codificação da lei no século I d.C., os judeus fizeram uma lista de roupas que podiam ser resgatadas de uma casa incendiada no sábado – interessante porque a lista indica o valor das roupas e menciona peças familiares na época.  A lista está dividida em duas seções, para homens e mulheres (as crianças usavam versões menores das roupas dos adultos).

Muitos dos nomes das peças são gregos, mas os padrões básicos são exatamente os mesmos. As roupas tinham tamanha importância que as rasgas em pedaços era um sinal de intenso sofrimento ou luto (Jo. 1:20).

Ornamentação

Além das roupas, eles usavam muitos outros recursos, tais como maquiagem, enfeites e tratamento de cabelo. Esse aspecto era tão importante para as mulheres da época do Novo Testamento que as cristãs foram advertidas a se enfeitarem com um espírito manso e tranquilo (I Pe. 3:3-4). Os cosméticos eram feitos com Kohl (carbonato verde de cobre) ou com galena (sulfeto negro de chumbo) (Ez. 23:40).


Roupas e cosméticos das mulheres romanas.



Isaías descreve em detalhes a ornamentação usada em sua época (Is. 3:18-21). Muitos dos brincos, braceletes e pingentes eram engastados com pedras preciosas, mas é extremamente difícil identificar a natureza exata das pedras nas linguagens antigas. Óleos eram usados como base para pigmentos que coloriam os dedos das mãos e dos pés. Os cosméticos poderiam ser aplicados com os dedos ou com uma pequena espátula de madeira. Os homens usavam frequentemente um anel no dedo ou numa corrente ao redor do pescoço, mas esses anéis serviam mais para selar do que como decoração. Nos dias do Antigo Testamento, o cabelo era um item importante, sendo raramente cortado.


Pente romano de marfim, inscrito com o nome de sua proprietária: Modestina.




Calçados

Os pobres quase sempre andavam descalços, mas outros usavam sandálias simples. A sola era feita de um pedaço de couro de vaca cortado na forma do pé. Ela era ligada ao pé por uma tira comprida que passava através da sola, entre o dedo maior e o segundo dedo do pé, e era amarrada ao redor do tornozelo (Lc. 3:16). Um outro modelo prendia alças feitas ao redor da sola com uma tira, cruzando-as por sobre o pé. Chinelos eram também usados.


 
 Sandália de couro do Séc. I d.C.; encontrada na fortaleza de Massada.


Chapéus

A maioria dos homens parece ter usado uma cobertura no alto da cabeça: um pedaço de material dobrado em forma de tira com um dos lados virado para cima, de modo a dar uma aparência de turbante. As mulheres usavam um quadrado de material dobrado para proteger os olhos e que caía sobre o pescoço e ombros, como proteção completa contra o sol, o qual era mantido no lugar por um cordão trançado. Um véu transparente era usado algumas vezes sobre a cabeça para que a mulher não mostrasse o rosto em público. Só o marido podia ver a face da esposa. Rebeca ocultou assim o rosto antes de casar-se com Isaque (Gn. 24:65). Na cerimônia de casamento o véu era retirado do rosto da noiva e colocado no ombro do noivo, com a declaração: "O governo está sobre os teus ombros" (Is. 9:6)

Trajes de um casal rico: Note o manto dele como um vestido e as mangas largas; a mulher usa braceletes, pingentes, brincos e tira na cabeça.


Limpeza das Roupas

 As roupas eram lavadas, permitindo que a água limpa de um regato passasse pela trama do tecido removendo a sujeira; ou colocando as roupas molhadas sobre pedras chatas e esfregando a sujeira. Davi usou a ideia de lavar roupas com um símbolo da ação necessária para limpar o seu pecado (Sl. 51:2). O sabão era feito de óleo de oliva ou de um álcali vegetal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário