SEGUIDORES

sábado, 12 de dezembro de 2015

ENTENDENDO OS CALENDÁRIOS CRISTÃO E JUDAICO





CALENDÁRIO CRISTÃO

Todos sabemos que estamos no ano de 2015. Mas quando essa contagem começou? É o que vamos responder na postagem de hoje!

Para os cristãos, ele começou no ano em que Jesus Cristo teria nascido, considerado o ano 1. A pedido do papa da época, Dionísio(figura acima), ficou encarregado de encontrar uma data para celebrar a Páscoa. Para isso, ele decidiu fazer a contagem a partir do nascimento de Jesus Cristo. Ele calculou que Cristo havia nascido no ano 753 do calendário romano e fixou o ano seguinte, de número 754, como o ano 1 do período denominado era Cristã.

Para entender melhor: O calendário cristão teve o seu início no século VI, quando o abade Dionísio decidiu contar o tempo a partir do ano 1 do nascimento de Jesus Cristo. Até então a contagem era feita a partir da posse do imperador Diocleciano. Como Roma se tornara cristã e Diocleciano fora um feroz perseguidor do cristianismo, era incompatível continuar contando o tempo a partir da sua posse. 

Para descobrir a data do nascimento de Cristo, Dionísio tomou como marco a data registada da fundação de Roma. Contou os anos de todos o reinados romanos e chegou à conclusão de que se tinham passado 753 anos da fundação da cidade eterna ao nascimento de Cristo. Esta data define o ano 1 da era cristã.

Entretanto, atualmente já é bastante aceita a ideia de que Dionísio se equivocou em seus cálculos. Jesus teria nascido, na realidade,  entre quatro e seis anos antes da Era cristã.
As datas que antecedem a Era cristã devem ser escritas em números decrescentes, acompanhadas da expressão antes de Cristo ou a.C. As datas posteriores ao início da Era Cristã devem ser registradas com números crescentes e acompanhados da expressão depois de Cristo ou d.C. Veja abaixo a linha do tempo que organiza os períodos da história da Europa, segundo alguns historiadores. A divisão em períodos ajuda a compreender mudanças e permanências da história da humanidade.


linha-do-tempo-historia-da-arte1

Abaixo, você poderá ver diferentes linhas do tempo. Além da linha do tempo correspondente ao calendário cristão, é possível ver como se organiza o tempo no calendário judaico e no calendário islâmico.

linha do tempo judaica muculmana e crista

Meses Gregorianos 

01 – Janeiro – 31 dias
02 – Fevereiro – 28 dias (29 em anos bissextos)
03 – Março – 31 dias
04 – Abril – 30 dias
05 – Maio – 31 dias
06 – Junho – 30 dias
07 – Julho – 31 dias
08 – Agosto – 31 dias
09 – Setembro – 30 dias
10 – Outubro – 31 dias
11 – Novembro – 30 dias
12 – Dezembro – 31 dias


CALENDÁRIO JUDAICO

O calendário judaico tem como ponto de partida, segundo a tradição hebraica, a criação do mundo. Para chegar a uma data concreta, o rabino Hai Gaon, judeu da Babilónia, que viveu no século XI, calculou o tempo de existência de vários personagens bíblicos. Somando-se as existências dessas figuras, Gaon chegou à conclusão que se passara 1949 anos desde a criação do universo até o nascimento do patriarca Abraão.
Diferente do calendário Gregoriano, este é um calendário baseado no movimento lunar. Cada mês é iniciado na lua nova. O ano lunar tem 12,4 meses, que gera uma diferença do calendário gregoriano de 11 dias a cada ano. Esta diferença é compensada ocasionalmente pelo acréscimo do mês de Adar II.

O primeiro mês do calendário judaico é o de Nissan, quando é feita a comemoração da Pessach(Páscoa Judaica).

Ao chegar ao ano de 2016, por volta de Setembro, o calendário judaico irá festejar a chegada do ano de 5777.

Meses Judaicos

01 – Nissan – 30 dias (Março – Abril)
02 – Iyar – 29 dias (Abril – Maio)
03 – Sivan – 30 dias (Maio – Junho)
04 – Tammuz – 29 dias (Junho – Julho)
05 – Av – 30 dias (Julho – Agosto)
06 – Elul – 29 dias (Agosto – Setembro)
07 – Tishrei – 30 dias (Setembro – Outubro)
08 – Heshvan – 29/30 dias (Outubro – Novembro)
09 – Kislev – 30/29 dias (Novembro – Dezembro)
10 – Tevet – 29 dias (Dezembro – Janeiro)
11 – Shevat – 30 dias (Janeiro – Fevereiro)
12 – Adar – 29/30 dias (Fevereiro – Março)
13 – Adar II – 29 dias (Março – Abril)
http://bndigital.bn.br/
Créditos à http://www.umaalmasedenta.com/2015/12/entendendo-os-calendarios-cristao-e.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário