SEGUIDORES

domingo, 7 de dezembro de 2014

COMO LER MAIS RÁPIDO?


COMO LER MAIS RÁPIDO? CONFIRA DICAS PARA OTIMIZAR O TEMPO INVESTIDO NA LEITURA

Parte inferior do formulário


Como ler mais rápido? Confira dicas para otimizar o tempo investido na leitura

A leitura é uma atividade prazerosa que demanda tempo, e apesar de ser uma necessidade dos tempos modernos, nem sempre é possível dispor de um período longo para um livro, seja ele de estudo ou de literatura.
Uma maneira de contornar essas dificuldades é aprender técnicas de leitura que permitem a compreensão do texto de forma mais ágil, e assim, absorver o conhecimento e a riqueza contida nos livros.
No mundo todo, especialistas publicam técnicas de leitura rápida, ensinando o passo a passo para se tornar um devorador de livros e assim, crescer intelectual, cultural, social e espiritualmente.
Para aprender as técnicas de leitura rápida, “é preciso entender um pouco sobre o funcionamento do cérebro humano e quebrar alguns bloqueios mentais que atrapalham o seu desempenho sem que você perceba”, segundo Ana Lopes, fundadora do portal Mais Aprendizagem.
Veja a seguir, sete das técnicas mais comuns de leitura rápida existentes atualmente:
1) Leia um Livro Por Vez.

“Quanto mais caóticos forem nossos hábitos de leitura, mais custosa será nossa tarefa de lembrar dos detalhes de um livro e retomá-lo do ponto em que paramos. Não é raro que tenhamos de ler duas ou três vezes a mesma página até reencontrarmos o fio da história. Quando intercalamos dois ou mais livros diferentes, a confusão mental é ainda maior. Assim perdemos vários minutos de leitura que poderiam ter um destino mais nobre. Estabelecer uma rotina de leitura disciplinada e mergulhar em apenas um livro por vez é uma boa maneira de evitar esses lapsos e acelerar a leitura. Se você sentir uma vontade incontrolável de abrir outro livro antes de terminar o que está lendo, contenha-se. Force-se a ler apenas um livro por vez”, sugere Danilo Venticinque, colunista da revista Época.

2) Cheque o Funcionamento de sua Visão.

“Muitas pessoas que leem particularmente devagar fazem isso por terem algum problema de visão. Mesmo se você pensa que tem uma visão perfeita, se você não fez um exame de vista recentemente, faça-o por garantia”, orienta o portal Wikihow.
3) Marque seu Tempo de Leitura.

É importante saber quanto tempo você usa para ler uma página e assim entender o quanto você precisa evoluir. Cronometrar não vai só te ajudar a avançar, mas também a se motivar cada vez que melhorar.
“Leia de acordo com sua velocidade real, e cronometre em algumas diferentes páginas para garantir um resultado seguro”, afirma Amanda Ribeiro, do Wikihow.

4) Evite Distrações.

Muitas pessoas acreditam que leem melhor ouvindo música, ou sentado em uma cafeteria. Essa pode ser a receita para uma leitura descompromissada. Se você aumentar sua concentração e reduzir distrações ao mínimo, com certeza lerá mais rápido. “Tente encontrar um lugar isolado, desligue a TV e até mesmo seu celular. Se não há nenhum lugar assim para você ir, tente usar protetores de ouvido pra reduzir o som e ficar em uma posição que não favoreça que você fique olhando toda hora a movimentação das pessoas”, sugere Amanda Ribeiro.

5) Pare de Ler Para si Mesmo em Voz Alta.

A fala reduz a velocidade da leitura de maneira significativa, pois exige pausa para respiração.

6) Evite Releituras.

Treine para não reler nada. A maioria das pessoas para e começa a ler de novo alguma parte do texto para ter certeza que entendeu algo. Se estiver concentrado, isso será desnecessário.
Em muitos casos, a releitura pode ser um costume e você o faz somente por estar habituado a isso. Um exercício que você pode fazer para ajudar é tampar com um papel o texto que você já leu e ir deslizando-o conforme avança na leitura.

Etc...

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário