SEGUIDORES

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

SEITAS E HERESIAS

SEITAS E HERESIAS


Luiz Afonso e Dulce


Doutrina: Significa ensino, instrução vem do latim é o conteúdo de uma crença pode ser divina Mt 7:28, humana Cl 2.22 e demoníaca 1 Tm 4.1 (corrigir erro doutrinário). Trata do conhecimento acerca de Deus e sua relação com o homem. (O apóstolo Paulo estava muito preocupado com os novos crentes de Colossos e passou a adverti-los contra os falsos mestres que estavam infiltrados no meio da Igreja de Cristo. Ele não estava sozinho nessa batalha, pois outros escritores bíblicos como Judas e João mantinham a Igreja do Senhor em alerta. Havia a influencia do gnosticismo, raiz grega “gnosis” que significa conhecimento. Os cristãos foram confrontados pelos gnósticos por um período de mais de cento e cinquenta anos e esse ensino herético corrompeu um grande número de vidas que tinham recebido a Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas. Em nossos dias a história se repete, pois inúmeras seitas têm arrastado milhares de cristãos para heresias.)


Defina seita: Significa facção, partido grupo ou cisão (separação de um corpo, partido ou doutrina) conjunto de pessoas que ensinam, ou seguem uma heresia, uma interpretação particular da Bíblia. Atos 5:17, e Atos 15:5. Gnosticismo (Colossenses 2.8), culto ao imperador romano, culto aos deuses de panteão (templo que na Grécia e na Roma antigas era dedicada a todos os deuses).


Gnosticismo: refere-se a um movimento dedicado à obtenção de um conhecimento genuíno maior, por meio do qual, se cria, poderia ser obtida a salvação, ou seja, a gnose se propõe fazer o homem tomar consciência por si mesmo de que ele é deus, para que este conhecimento o leve à salvação. 

Agnóstico:  agnóstico é aquele que não acredita na existência de Deus, porém não nega essa possibilidade, por se encontrar num patamar racionalmente inacessível. Diferente do ateu que nega a existência de Deus ou de qualquer entidade superior.

Heresia: Qualquer ensino que se afasta dos ensinamentos bíblicos normais.

Devemos estudar as falsas doutrinas? 1 Tm 4.16
Para defesa própria Tito 1.9.

Características das seitas: Apresentam novas revelações, novas interpretação da bíblia, u novo Jesus, garantem salvação pelas obras, a base escriturística é a bíblia doutrina do fundador.

Como identificar? Argumento extra bíblico não tem base bíblica, e argumento anti bíblico que fere, extrai da verdade de Cristo, e a crença em Jesus não é tudo.

Seus argumentos? Falsas profecias, excesso de mundanismo, abandono dos cuidados pastorais, (Jeremias 23, 1 João 5.19 e Hebreus 13.17).

Razões do surgimento da seita?  
                    
Ação diabólica no mundo 2 Co 4.4, ação diabólica contra a igreja Mt 13.25, ação diabólica contra a palavra de Deus Mt 13.19, descuido da igreja em pregar o evangelho completo Mt 13.25, a falsa hermenêutica 2 Pe 3.16 (Hermenêutica significa interpretar, na Bíblia é a arte que estuda as escrituras, o que cada palavra, frase e capítulos significam.), a falta de conhecimento da verdade bíblica 1 Tm 2.4 a falta de maturidade espiritual Ef 4.14.

Como eu posso enfrentar as seitas?

Necessidade de conversão pessoal a Cristo e oração diária, necessidade de um estudo da Bíblia, amor fraternal entre os irmãos.

Pessoas que estão sendo levadas pelas seitas?

Duvidosos ou vacilantes na fé, os que estão na iminência de cair na apostasia (consideram apostasia o afastamento do fiel do seio da igreja é o esfriamento da fé, o abandono dos princípios bíblicos), os que já viveram na verdade do evangelho.

Classificação das Seitas:

Pseudo Cristã: TJ, Adventista do sétimo dia, Mormonismo, Meninos de Deus também conhecido como a família, Tabernáculo da fé, Só Jesus, Igreja de Cristo internacional de Boston, igreja da unificação (reverendo Moon), voz da verdade, igreja local de Witness, igreja pentecostal unida do Brasil.

Orientais: arte Mahikari, Hare Krisna, Seichi-no-ie, igreja messiânica mundial, meditação transcendental.

Ocultista: kardecismo, LBV, Santo Daime, racionalismo cristão, ciência cristã e Nova Era.

Afro Brasileira: Candomblé, umbanda, quimbanda, cultura racional.
Secretas: Maçonaria (tb é uma religião), Rosa Cruz, Teosofismo.

Adventista do sétimo dia: adventista vem de advento referindo a 2 volta, sétimo dia vem da guarda do sábado.

Origem: William Miller, fazendeiro religioso de família Batista pouco instruído, porém estuda muito as escrituras. Em 1818 começou a anunciar que Cristo voltaria nos próximos 20 anos, em 1831 proclamou que esse evento ocorreria 23/03/1843.

O entusiasmo foi tão grande e rela que muitas pessoas venderam seus bens. Como nada ocorreu explicou que foi um erro matemático e marcou uma nova data para volta de Cisto 22/10/1844 compareceram quase 50.000 pessoas, antes de morrer retratou-se publicamente pelos erros proféticos em 1849.

História:  Um nome que até hoje é frisado é de Ellen Goul White. Hiram Edson instituiu a observância do sábado. Está caracterizado como igreja não evangélica, maiores concentrações são EUA, Europa, África e America do sul.

Escritos: Tem a mesma autoridade da bíblia, afirma que testemunho de Jesus e o Espirito de Profecia de Apocalipse 19.10 (todas as profecias bíblicas se relacionam com Jesus e sua obra) são alusões (referência a uma obra) escritos de Helen.

Bode emissário: bode expiatório: foi aquele que sofreu o castigo, sofreu as consequências, e com seu próprio sangue (oferecido ao Senhor pelo pecado do povo) pagou o preço da rebeldia do povo de Deus (Lev. 16:15 / I João 1:7) O bode emissário: emissário é um mensageiro que foi enviado para cumprir uma missão. No caso do bode emissário, Arão colocou as duas mãos sobre sua cabeça e orou sobre ele confessando todas as iniquidades dos filhos de Israel, todas as suas rebeldias e todos os seus pecados, fazendo assim cair sobre a cabeça do bode emissário, e assim o bode foi enviado ao deserto (Lev. 16:21). Dizem que o bode emissário é Satanás é atribuir a missão da expiação a Satanás, o que é uma aberração, uma distorção anormal, um desvio que leva para longe da verdade e aproxima o aprendiz a um lamaçal, a um labirinto diabólico do qual só Deus poderá tirá-lo e levá-lo a um lugar seguro em Cristo Jesus.dia da expiação representa satanás, assim colocam satanás como coautor da redenção quem levou nossos pecados? Is 53.4-6, Mt 8.16-17, 1 Pe 2.24, 1 Jo 1.9, 3.18).

O bode emissário não tinha pecado, nem iniquidade sobre seus ombros, mas se submeteu ao sacrifício levando sobre si os pecados do povo de Israel (Lev. 16:22). Havia pecado ou culpa em Jesus para que Ele sofresse e se entregasse ao sacrifício, sofrendo a pena de levar sobre Ele os nossos pecados?

R: I João 3:5
Jesus nunca pecou, apenas assumiu a responsabilidade de se deixar ser ferido pelas nossas transgressões, e moído pelas nossas iniquidades, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas suas pisaduras fomos sarados (Isaias 53:5 / Lev. 16:22).

Sábado: o fato não é o sábado mais é que não estamos embaixo do AT Hb 8.6-13, sábado foi abolido pois estava chegando o novo concerto JR.31.31-33, Oséias 2.11, que se cumpriu em Jesus Cl2.14-17, não aparece nos quatro preceitos de atos 15.20-29 colossenses 216-17 cai por terra esta tese.

Decálogo: 10 mandamentos em Ex. 20 1-7, Dt. 5.6-21dizem que a lei de Deus é o decálogo e a lei de Moises a cerimonial, ou seja ou demais preceitos não são universais.

Negam a existência do inferno e a imortalidade da alma, ensinam que é um lugar de tormento somente para satanás e que os ímpios e incrédulos iram para um lugar de fogo e queimaram rapidamente.


TJ: VER LIVRO
Mórmon: Ver Livro
Aluno do SEBEP, Luiz Afonso Júnior



Um comentário:

  1. gostei da explicação bem detalhada explicada vou ler novamente foi bem interessante parabes

    ResponderExcluir