SEGUIDORES

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

MAIS CURIOSIDADES BÍBLICAS


O Antigo Testamento foi escrito inicialmente na língua hebraica. A primeira tradução feita para o grego foi em 300 a. C, por 70 homens sábios de Alexandre, no Egito. Essa tradução passou a se chamar Septuaginta.
Os livros que aceitamos como verdadeiros são chamados canônicos, enquanto os considerados espúrios e sem inspiração divina são os apócrifos. Na edição católica são adotados sete destes livros, formando 73 livros, enquanto a nossa tradução, a de João Ferreira de Almeida, consta de 66 livros.
Uma Bíblia é composta por 66 livros, 1.189 capítulos 31.173 versículos.
Pentateuco é o conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia, que foram escritos por Moisés, o grande legislador de Israel. É também conhecido como a Lei de Moisés.

Gênesis: tem sido chamado o “viveiro” das gerações da Bíblia, pelo fato de nele serem encontrados todos os começos das doutrinas referentes a Deus, ao homem, ao pecado e à salvação.
Êxodo: Provém do grego e significa “sair”; registra a saída do povo de Israel do Egito. A idéia central do livro é a redenção pelo sangue. Em torno dessa idéia, encontra-se a história de um povo salvo pelo sangue, amparado pelo sangue e tendo acesso a Deus pelo sangue.

Levítico: Registra as leis referentes aos levitas e seu serviço. Narra a aproximação do povo pela adoração e ensina como manter essa comunhão com Deus. A mensagem de Levítico é o acesso a Deus pelo sangue, exigindo santidade do adorador. Êxodo é o livro da redenção, Levítico, o da adoração. Já o livro de Números é de serviço e de ordem.

Números: registra dois censos de Israel antes da entrada em Canaã. A numeração era conforme as tribos e famílias. Os israelitas atravessaram em seco o mar Vermelho e o rio Jordão.

Deuteronômio: origina-se do grego e significa “segunda lei”. Moisés resume ao povo a história de Israel, baseada em admoestações e exortações.
* O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
* O livro menor é II João.
* O capítulo maior é Salmos 119.
* O capítulo menor é salmos 117.
* O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são iguais.
* Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
* Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
* A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia 1853 vezes e REVERENDO 1 vez no Salmo 111:9.
* O verso maior é Ester 8:9.
* O verso menor é Êxodo 20:13.
* O verso central é Salmos 118:8.
* Texto áureo da Bíblia: João 3:16

A tradução grega da palavra Bíblia (biblia (pl.)) significa livros. Seu tempo de composição durou aproximadamente 1600 anos, com um total de 40 autores aproximadamente. Possui 66 livros, divididos em Velho Testamento com 39 livros e Novo Testamento com 27 livros, assim classificados: Históricos - Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números. Deuteronômio, Josué, Juízes, Rute, I e II Samuel, I e II Reis, I e II Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Poéticos - Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cânticos dos Cânticos. Proféticos - (Maiores) Isaías, Jeremias, Lamentações de Jeremias, Ezequiel e Daniel, (Menores) Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas e João. Históricos - Atos. Cartas de Paulo - Romanos, I e II Coríntios, Gálatas, Efésios, Filipenses, Colossenses, I e II Tessalonicenses, I e II Timóteo, Tito e Filemon. Cartas Gerais - Hebreus, Tiago, I e II Pedro, I, II e III João e Judas. Profético - Apocalipse.
As divisões da Bíblia facilitam sua memorização. Não se deve pensar que somente os proféticos é que têm profecia, ou só os poéticos só têm poesia, ou os doutrinários (Epístolas) só doutrinas; da mesma forma os históricos não são apenas para relatar fatos, assim como não há muitos fatos históricos. Cada livro da Bíblia deve ser estudado convenientemente para que o seu ensino seja apreendido. Sem dúvida alguma a Bíblia é uma biblioteca extraordinária!


Nenhum comentário:

Postar um comentário