SEGUIDORES

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Espaço Pedagógico


ESCOLA DOMINICAL SEM FINGIMENTOS NO ENSINO


Dedicatória
Dedico este trabalho, aos alunos do Seminário Teológico Paulo Leivas Macalão e aos alunos da Escola Dominical, em especial a classe Unidos em Cristo, pelas experiências que me proporcionaram nestes anos de dedicação ao ensino da Palavra de Deus.
Dedico também aos professores da Escola Bíblica Dominical, que tem demonstrado desejo de servir os propósitos de Deus. Obrigado Senhor Jesus!


PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Os psicólogos educativos trabalham com os problemas de aprendizagem e ensino, pesquisando novos métodos para tornar o ensino escolar mais eficaz. A Filosofia da Educação também deu sua grande contribuição, pois os educadores passaram a avaliar e questionar seus métodos: O que é ensinar? O que ensinar? O que é aprender? Que grupo de pessoas ensinarei? Que métodos posso usar?

Didática
O vocábulo didática vem do grego "didaskalos", que quer dizer "arte de ensinar". Foi empregada pela primeira vez com o sentido de ensinar em 1629, por Raike, em seu livro "Principais aforismas didáticos". O termo, porém, foi consagrado por João Amus, na sua obra "Didática Magna", publicada em 1657.

Didática, assim, primeiramente significou arte de ensinar. E como arte, a didática dependia muito do jeito de ensinar, da intuição do professor, uma vez que havia pouco aprender para ensinar. Esse "jeito de ensinar", pelo que tudo indica, advém da capacidade da empatia do professor, que se prende à sensibilidade de colocar-se na situação de outrem e, assim, melhor se sentir e compreender a situação que o outro esteja passando. Esta capacidade de empatia (colocar-se no lugar do outro) facilita a chegada do professor até junto do educando, com maiores facilidades para aplicação didática, na orientação da aprendizagem. "As relações entre quem ensina e quem aprende repercutem sempre na aprendizagem." (Jeromer Bruner, citado por Antonio Xavier Teles, no livro Psicologia Moderna).

Ensinar: Arte ou dom?
Será que alguém pode, na verdade aprender a ensinar? Talvez você já disse: "Eu pensei que ensinar fosse um dom que algumas pessoas tem por natureza!". É verdade que certos indivíduos possuem capacidades especiais para ensinar, mas também é correto dizer que esta arte pode ser adquirida. "O ensino é uma arte que pode ser adquirida por que é governada por leis definidas. Estude... e você descobrirá que está ensinando bem", como disse Myer Pearlman, no livro Ensinando com Êxito na Escola Dominical.

Interessante!!                                                                                                                                                Edilson Teles


Fonte: www.escoladominical.org.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário