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sexta-feira, 23 de março de 2012

ACORDA IGREJA!



No país não há organizações que defendam os direitos humanos e os presos não têm direito de julgamento



 



A Eritreia continua prendendo cristãos em containers de metal e também em prisões em condições desumanas por simplesmente professarem sua fé em Jesus. É possível que no momento tenham entre 2.000 ou 3.000 pessoas presas por serem membros de denominações não reconhecidas pelo governo.

Localizada na África, a Eritreia só foi incluída no relatório anual de Liberdade Religiosa Internacional, na Comissão dos Estados Unidos, no ano passado e agora figura na lista dos países que geram preocupação diante da discriminação e perseguição de cristãos.

A história mais marcante foi da cantora evangélica Helen Berhane que ficou mais de dois anos dentro de um container, vivendo em condições desumanas e sem direito a julgamento. Tudo porque ela se converteu e gravou um CD com músicas evangélicas, por esse motivo ela foi acusada de ser um “inimigo político” por propagar um discurso diferente do Estado.

Casos como o de Helen são difíceis de receberem interferência internacional, pois o país não tem processo judicial independente, ou seja, os cidadãos não podem, de maneira pacífica, organizar protestos. Outro fator que impede a ação é a falta de organizações nacionais que defendam os direitos humanos e como se não bastasse a imprensa não tem liberdade de expressão.

A agência de notícias Christian Solidarity Worldwide (CSW) afirma que os cristãos sofrem muita perseguição e quando são presos ficam trancados em ambientes quentes e insalubres, sofrendo privações e torturas.

Entre as igrejas cristãs que não são autorizadas pelo governo da Eritreia a prestar cultos livremente está a Igreja Adventista do Sétimo Dia, além de muitas outras que foram banidas pelo Estado. Mesmo assim 47% da população se declaram cristã e 49% são muçulmanos.


Com informações Portas Abertas


Fonte: http://noticias.gospelprime.com.br/cerca-de-3-000-cristaos-estao-presos-na-eritreia-de-maneira-desumana/#ixzz1ptfxQ6TS

MUITAS BÍBLIAS E POUCA LEITURA, AFIRMA PESQUISA.

MUITAS BÍBLIAS E POUCA LEITURA, AFIRMA PESQUISA.

 




Uma pesquisa realizada pela LifeWay Research (Pesquisa de Estilo de Vida) com mais de 2.000 norte-americanos que leem a Bíblia, constatou que apenas cerca de um terço deles lê quase todos os dias, embora o leitor médio possua 3,6 cópias da Bíblia.

“O que aprendemos a partir deste estudo, é que os leitores americanos que possuem várias Bíblias é muito mais prevalente sobre aqueles que regularmente investem tempo em ler a Bíblia”, disse Ed Stetzer, presidente da LifeWay Research.

A LifeWay Research falou com os participantes pelo telefone, e reuniu informações sobre os hábitos dos leitores da Bíblia, incluindo onde e quando leem suas Bíblias. Parecia haver uma ampla variedade de respostas sobre a frequência da leitura da Bíblia.

37% dos entrevistados disseram que leem quase todos os dias, enquanto 22% leem de três a cinco vezes por semana e outros 22% leem uma ou duas vezes por semana. Até 11% leem a Bíblia duas ou três vezes por mês, e 8% apenas uma vez por mês.

Em comparação, 84% dos norte-americanos em média, possuem mais do que uma Bíblia – os indivíduos geralmente possuíam 3,6 cópias do livro sagrado. Apesar desta estatística, 74% dos entrevistados tinha uma Bíblia preferida que eles usavam a maior parte do tempo.

Outro dado importante foi que os leitores regulares da Bíblia também se envolviam com frequência em outras atividades religiosas.

Em um mês típico, 85% assistiram a um culto, 72 % leram livros religiosos, 53% frequentam a escola dominical ou classes de educação cristã, 51% assistiram a um pequeno grupo, 50% leem revistas religiosas e 47% eram líderes voluntários.

Fonte: Gospel+

sábado, 17 de março de 2012

TABELA DE DINHEIRO PESOS E MEDIDAS

Tabela de Dinheiro Pesos e Medidas


DINHEIRO


Lepto (1/128 de um denário)
Moeda de cobre ou de bronze
Mt.12:42


Quadrante (1/64 de um denário)
Moeda romana de cobre
Mc.12.42


Asse (1/16 de um denário)
Moeda romana de cobre
Mt.10:29 - Centil


Drácma (Unidade básica)
Moeda grega de prata
Equivale a um denário
Lc.15:8


Denário (Unidade Básica)
Moéda romana de prata
Equivale a um Drácma
Mt.20:2


Didrácma
Moeda grega de prata
Equivale a 2 drácmas
Mt.17:24


Tetradrácma
Moeda grega de prata
Equivale a 4 drácmas
Mt.26:15


Estáter
Moeda grega de prata
Equivale a 4 drácmas
Mt.17:27


Mina
Moeda grega de ouro
Equivale a 100 denários
Lc.9:13


Talento
Moeda de prata ou ouro
Equivale a 6.000 denários
Mt.15:25






PESOS


Siclo (Unidade básica )
Gn.24:22
Equivale atual 11,424 g


Gera (1/20 de um siclo)
Êx.30:13
Equivale atual 571 g


Beca (meio siclo)
Êx.38:26
Equivale atual 5,712 g


Mina (50 siclos)
Ed.2:69
Equivale atual 571,2 g


Talento (3000 siclos)
Ed.2:69
Equivale atual 34,272 Kg
Talento em Apocalipse 15:21 equivale a 40 Kg






CAPACIDADE


Cabo (1/18 do Efa)
Equivalente atual 1 litro
2Rs.6:25


Gômer (1/10 do efa)
Equivalente atual 1,76 litros
Êx.16:16


Alqueire (1/3 do efa)
Equivalente atual 5,87 litros
2Rs.7:1


Efa (Unidade básica)
Equivalente atual 17,62 litros
Lv.19:36


Leteque (5 efas)
Equivalente atual 88,1 litros
Os.3:2


Coro (10 efas)
Equivalente atual 176,2 litros
Ed.7:22 ou ômer Ez.45.11




COMPRIMENTO


Dedo
Equivalente atual 1,8 cm
Jr.22:21


Quatro Dedos
Equivalente atual 7,4 cm
Êx.37:12


Palmo
Equivalente atual 22,2 cm
Êx.28:16


Côvado (Quatro palmos)
Equivalente atual 44,4 cm
Gn.6:15


Braça (Quatro côvados)
Equivalente atual 1,8 cm
At.27:28


DISTÂNCIA


Jornada de um sábado
888m - At.1:12


Jornada de um dia
30 a 40 Km - Gn.31:23

BOKO HARAM AMEAÇA SEQUESTRAR MULHERES CRISTÃS NA NIGÉRIA

Em 11 março 2012 às 13:44

O grupo militante islâmico nigeriano, Boko Haram, tem cumprido as ameaças que fizeram com os cristãos nigerianos de que iriam atacar constantemente as comunidades cristãs do norte do país para que o cristianismo seja extinto na região Membros do grupo extremista islâmico Boko Haram fizeram novas ameaças contra a comunidade cristã nigeriana do norte do país. Eles disseram que começaram a sequestrar as mulheres cristãs como parte do seu mais recente “projeto terrorista”.

Dois dias depois que o grupo terrorista nigeriano divulgou seus planos de realizarem ataques coordenados para erradicar os grupos cristãos do país, eles disseram que já existem novas estratégias para a realização de seus planos.

O porta-voz do Boko Haram disse: “estamos planejando e vamos colocar em ação novos planos para atacar os cristãos e amedrontá-los em nome do Islã. Nós iremos raptar as mulheres deles”.

No aviso ele também disse que não iriam abusar sexualmente das mulheres que fossem sequestradas, mas iriam exigir que as famílias delas deixassem suas casas como.



 




“Pagamento pelo resgate”.

A comunidade cristã nigeriana tem sido alvo de uma série de atentados e ataques nesse ano. A violência está tendo o efeito desejado pelo Boko Haram, pois muitos cristãos estão se mudando da região norte do país e indo para o sul.

Continue orando pela situação da Nigéria e dos cristãos que ali vivem. Ore para que Deus dê segurança e paz para cada um deles e que a situação dos cristãos seja resolvida e que o governo da Nigéria tome providências contra esses ataques terroristas.

NÃO SEI SE SÃO NÚMEROS CONFIÁVEIS...

Mas vi isto num outro site cristão e quis postar aqui para meditação:
- Há 24.000 povos no mundo e ainda faltam 6800 para serem alcançados.
- Há 6.909 línguas no mundo e 2.432 delas não têm nem uma porção da Bíblia.
- 85.000 pessoas morrem a cada dia sem nunca terem ouvido nada de Cristo.
- 500 milhões de chineses nunca ouviram nem o nome de Cristo.
- Das 600 mil cidades e vilas da Índia 500 mil delas não possui sequer um obreiro cristão.
- Há somente um missionário para atender a 380 mil muçulmanos.

domingo, 11 de março de 2012

PEDRO


Hebraico: Pedra, rocha,
Aramaico: Cefas.

Cristo dá o nome Pedro, ou Cefas, a Simão (para designar firmeza), Jo. 1:42 
Quando Pedro se mostrava fraco ou vacilante, Jesus dirigia-se a ele pelo nome original, Simão, antes do nome que significa rocha, Lc. 22:31; Mc.14:37; Jo.21:15 

Filho de Jonas, ou João. Mt.16:17; Jo.1:42; Jo.21:15; Seu irmão, André, leva-o a Jesus, Jo.1:40

Era pescador, Mt.4:18 
Um dos doze apóstolos, Mt.10:2 
Sua sogra curada. Mt.8:14 
Tem casa em Cafarnaum, Mc.1:21e29 
Anda por sobre o mar. Mt.14:29 
Confessa que Jesus é o Cristo, Mt.16:16; Jo.6:68 
Reprova a Jesus, Mt.16:22; "Arreda Satanás", Mt.16:23 
Assiste a transfiguração, Mt.17:1 
Fisga o peixe com a moeda na boca, Mt.17:27 
Corta a orelha de Malco, Jo.18:10-11; Lc.22:50
Nega a Cristo, Mc.14:68 
Entra no túmulo de Jesus, Jo.20:6 
Jesus ressuscitado lhe aparece, 1Co.15:5 
"Apascenta as minhas ovelhas", Jo.21:15 
Assiste a ascensão, At.1:15 
Fala a Igreja infantil, At.1:16 
Prega no dia de Pentecoste, At.2:14 
Cura o coxo, At.3:7 
Ameaçado pelo Sinédrio, At.4:17 
Repreende a Ananias, e Safira, At.5:3 
Deitam-se enfermos nas ruas, para que quando Pedro passar, sua sombra se projete neles, At.5:15 
Liberto do cárcere por um anjo, At.5:19 
Sua defesa perante o Sinédrio, At.5:29 
Enviado a Samaria, At.8:14 
Denuncia a Simão, o mágico, At.8:14-24 
Cura Enéias, paralítico. At.9:34 
Ressuscita Dorcas, At.9:40
Sua defesa em Jerusalém, At.11:5 
Preso por Herodes, At.12:4 
Liberto por um anjo, At.12:9 
No concílio em Jerusalém, At.15:7 
Sua esposa o acompanha nas suas viagens, 1Co.9:5 
Apóstolo à circuncisão, Gl.2:8 
Uma das "colunas" na Igreja primitiva, Gl.2:9 
Paulo o resiste, Gl.2.11 
Escreve duas epístolas, 1Pe.1:1; 2Pe.1:1 
Trabalha em Babilônia, 1Pe.5:13 
Seu martírio predito, Jo.21:18 

Os escritores antigos testificam que sofreu martírio mais ou menos no tempo que Paulo, nas perseguições de Nero. Orígenes diz que Pedro se sentiu indigno de sofrer como seu Mestre e, por seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo.

Principal dos doze: No tempo de dúvida e confusão, declara abertamente que Jesus é o Cristo, Mt. 16: 16; Quando muitos abandonam o Mestre, é o primeiro a dar apoio enfático ao único que tem "as palavras da vida eterna", Jo.6:68; É o primeiro a entrar no sepulcro e tornar-se testemunha ocular do fato de estar vazio, Jo.20:6; A história de Pedro na praia do mar da Galileia  (Jo.21:1-23) reflete a estima da Igreja primitiva para com ele, quando esta epístola foi escrita.

Toma a frente em apontar um sucessor a Judas, At.1: 15 
Abre as portas aos judeus, no pentecoste, e aos gentios, na casa de Cornélio, At.2 e At.10. Ver Mt.16:19;        



AMAZIAS

  
Hebraico: Jeová fortalece.

O décimo rei de Judá. Filho de Joás.

Começou a reinar em um tempo de crise financeira e de grande desânimo entre o povo, resultados da derrota que seu pai sofrera na guerra contra a Síria.

Não deixou impunes os que assassinaram seu pai. Contudo poupou os filhos dos criminosos, como ordena a lei de Moisés, Dt. 24:16 

Querendo restaurar a grandeza do seu reino, formou grande exército e pagou a mais 100 mil israelitas para ir contra os edomitas.

Seguindo o conselho de "Certo homem de Deus", entrou na batalha sem os soldados de Israel, e feriu os edomitas. Estes, ressentidos, invadiram a Judá.

A ira de Deus se acendeu contra Amazias por causa dos deuses que trouxe de Edom, adorou e lhes queimou incenso. Assim Deus o deu às mãos de Joás, rei de Israel, na batalha de Bete-semes. O rei de Israel rompeu o muro de Jerusalém e tomou todo o ouro, prata e utensílios que se achavam na casa de Deus.

"Depois que Amazias deixou de seguir o Senhor, conspiraram contra ele em Jerusalém, e ele fugiu para Laquis", onde foi assassinado.

Reinou 29 anos em Jerusalém. 2Rs.14:1-20


ALEXANDRE

  
Grego: Auxiliar dos homens.

1) Alexandre Magno

Seu nome não se menciona nas escrituras, mas refere-se a ele em, Dn. 2:39;  Dn.7:6;  Dn.8:5-7;  Dn.11:3 e etc.

Filho de Filipe, rei da Macedônia, sucedeu seu pai em 336 a.C.

Submeteu a Grécia e Egito ao seu domínio. Ao vencer o exército persa, o domínio mundial da Pérsia passou para as suas mãos, da Ásia até a Europa.

Sem mais reinos para vencer, diz-se que se sentou e chorou.

Depois de sua morte, seu império foi dividido entre quatro de seus generais e desintegrou-se até passar para o domínio de Roma, em 146 a.C.

Ainda no século XX foi dito sobre ele: “Nunca houve vulto sequer, a não ser o filho do carpinteiro de Nazaré, que fez tanto como Alexandre Magno, para o mundo em que vivemos”.


2) Alexandre, filho de Simão Cireneu que foi obrigado a carregar a cruz de Jesus, Mc.15:21 

3) Alexandre, parente do sumo sacerdote Anás, At.4:6 

4) Alexandre, crente em Éfeso, que abandonara a sua fé e foi entregue a satanás por Paulo, 1Tm.1:19-20


CANTARES DE SALOMÃO



Comentário:

O livro descreve o amor e casamento de Salomão (chamado o amado) com uma jovem camponesa (denominada sulamita). Compõe-se totalmente de discursos pronunciados principalmente pela sulamita e por Salomão. Visto como se trata de poesia oriental antiquíssima, difere basicamente da forma como um escritor devoto da atualidade poderia apresentar as mesmas ideias básicas. Descreve a beleza do amor puro entre uma mulher e um homem, amor que se aprofunda numa devoção recíproca e imperecível. A mensagem fundamental é a pureza e o caráter sagrado do amor no casamento - mensagem muito necessária em nossos dias de tantas promessas matrimoniais quebradas e de divórcios fáceis.

Ao mesmo tempo, os Cantares de Salomão lembram-nos que o que sustenta todo o amor humano puro é o maior e mais profundo de todos os amores - o amor de Deus, que sacrificou a seu Filho para redimir os pecadores, e do amor do Filho de Deus que sofreu e morreu por sua esposa, a igreja. Cantares de Salomão não é alegoria nem tipo, mas uma parábola do amor divino que constitui o pano de fundo e a fonte de todo o verdadeiro amor humano.

Autor:

O título (1:1) diz que Salomão é o autor. Isto está de acordo com o conteúdo do livro, especialmente a descrição da natureza. Até agora ninguém apresentou um caso convincente contra a paternidade literária de Salomão. Foi rei de Israel entre os anos 973 a 933 a.C., aproximadamente.

Johannes G. Vos
Mestre em Teologia



ECLESIASTES



Chave: Vaidade

SÍNTESE E AUTOR

Quem é Eclesiastes? A palavra significa "homem de assembleia", podendo ser o homem que convoca uma assembleia religiosa (Números 10:7), ou aquele que é seu porta-voz ou pregador. Nosso porta-voz não é um sacerdote que fizesse uso da lei, nem um profeta que fizesse uso da palavra, mas um sábio que fazia uso do conselho (Jeremias 18:18), grande parte de cuja obra se assemelha ao livro dos Provérbios.

De 1:1 se deduz geralmente que se trata de Salomão, o primeiro dos sábios de Israel (12:9, 11; também I Reis 3:12; 4:29-34); pelo menos, pensava-se que parte do livro refletia as experiências do Sábio.

Entretanto, poderíamos perguntar se Salomão, o terceiro rei de Israel, empregou alguma vez em sua história o tempo gramatical pretérito para dizer: "Fui rei sobre Israel em Jerusalém" (1:12). Teríamos confessado, como ele o fez, que a sabedoria "ainda estava longe de mim"(7:23)? Quando este pregador escreveu? Evidentemente, quando a nação de Israel vivia angustiada sob o jugo do opressor (possivelmente a Pérsia, entre os anos 444 e 331 a.C.) Onde? Perto da casa de Deus (5:1). Os conhecimentos do mundo demonstrados no livro poderiam ter sido adquiridos ali mesmo em Jerusalém.

A quem se dirige o livro? Embora escrito em hebraico, os traços distintivos de Israel são poucos. Nunca se emprega o nome de Deus associado com o concerto ou aliança; Israel é mencionado uma única vez. O autor fala aos filhos dos homens, e por fim à humanidade toda. Apontado para a estultícia natural do homem e sua ignorância, prepara o caminho para a sabedoria e para a luz do evangelho.

Por que este livro consta do cânon? Os rabinos punham em dúvida a consequência do escritor, porém o livro já figurava em suas Bíblias. Não vemos aqui um otimismo cego: existem muitíssimos problemas sérios da vida para justificar otimismo. Não vemos aqui, tampouco, um pessimismo cínico, visto que o autor é crente no Deus da justiça (8:12, 13). Temos aqui um penetrante realismo que faz frente à alegria e à fúria, aos triunfos e às derrotas, um jogo de luz e sombras, e termina afirmando que tudo é vaidade (1:2; 12:8); contudo, paradoxalmente, a vida toda do homem deve reverenciar e obedecer a Deus, uma vez que é a ele que finalmente prestaremos contas (12: 13, 14).


W. Gordon Brown
Bacharel em Teologia


GRANDES SITES CENSURAM SEVERAMENTE CONTEÚDOS CRISTÃOS

ESTUDO REVELA: FACEBOOK, GOOGLE E OUTROS GRANDES SITES CENSURAM SEVERAMENTE CONTEÚDOS CRISTÃOS


 



Um novo estudo revelou que o Google e outros grandes sites de mídia social como Facebook de forma enérgica estão censurando as opiniões cristãs e conservadoras.


O relatório, conduzido pela Mídia Religiosa Nacional (MRN) e pelo Centro Americano de Lei e Justiça, examinou as políticas e práticas de várias grandes plataformas de comunicação da “nova mídia” interativa de internet e provedores de serviço de internet, inclusive a Apple e sua Loja de Aplicativos iTunes, Facebook, Google e outros.


O estudo revelou que algumas empresas de tecnologia da nova mídia estão de forma descarada banindo conteúdo cristão, e que todos os sites de mídia social, exceto o Twitter, têm políticas de liberdade de expressão que são mais restritivas do que os direitos de livre expressão garantidos na Constituição dos EUA.


De acordo com o estudo, sete grandes sites de mídia social baniram “expressões de ódio”, um termo que os autores do estudo apontam que “é muitas vezes aplicado na cultura para reprimir comunicadores cristãos”.


Os autores do estudo também revelaram que algumas das empresas de mídia reagem de forma favorável às exigências de grupos de pressão que pedem que as opiniões conservadoras ou cristãs sejam censuradas.


O estudo nota que quando estabeleceu novas normas para seu “Google para Uso Sem Fins Lucrativos” em março de 2011, o Google recusou colocar na lista “igrejas e outros grupos religiosos” que consideram “a religião ou orientação sexual em práticas de contratação”. As igrejas cristãs que solicitaram o software completo das ferramentas do Google produzidas para uso sem fins lucrativos foram rejeitadas.


Em outra ocasião o mais potente programa de busca do mundo inicialmente proibiu o Instituto Cristão Britânico de comprar espaço para um anúncio sobre aborto. O mecanismo de busca só permitiu o anúncio depois que o Instituto Cristão Britânico processou o Google.


Por duas vezes, a Apple removeu, de sua Loja de Aplicativos do iTunes, aplicativos que continham conteúdo cristão, documentou o estudo. Em ambos os exemplos, a Apple confessou que esses aplicativos tiveram acesso negado porque a Apple considerou as opiniões cristãs expressas nesses aplicativos como “ofensivas”.


“Dos 425.000 aplicativos disponíveis no iPhone da Apple, os únicos censurados pela Apple por expressarem opiniões normalmente legais foram aplicativos com conteúdo cristão”, comenta o estudo.


Por sua parte, o Facebook vem de forma pública fazendo parceria com ativistas homossexuais para “erradicar comentários anti-homossexualismo em sua plataforma”, revelou o relatório. “Tudo isso indica que conteúdos cristãos que critiquem a homossexualidade, o casamento de mesmo sexo ou práticas semelhantes estarão em risco de sofrer censura [por parte do Facebook]”, diz o estudo. Aliás, em alguns casos tais conteúdos já foram removidos pelo site de rede social.


Myspace, outro site de rede social semelhante, mas menos popular do que o Facebook, também tem uma política de banir conteúdo “homofóbico”.


A organização pró-vida Live Action tem enfrentando muitos casos de censura da nova mídia. Numa conversa com LifeSiteNews sobre o estudo da MRN, David Schmidt, diretor de meios de comunicação de Live Action, recordou uma ameaça de censura vinda do YouTube no começo deste ano.


“Fomos ameaçados no começo deste ano”, disse ele. “Depois que nosso advogado enviou uma carta ao YouTube, eles não removeram nossos vídeos. Felizmente, eles foram considerados como vídeos que ‘merecem ser publicados’, uma política padrão para todos os usuários”.


Schmidt disse que a maioria dos vídeos de Live Action foram rejeitados pelos Vídeos Promovidos pelo YouTube por causa “de alguma questão de conteúdo”.


Os autores do estudo da MRN apontam para o fato de que as atitudes das empresas da nova mídia para com os conteúdos cristãos são importantes, pois atualmente “algumas das gigantescas empresas da ‘nova mídia’ são os guardiões das novas plataformas de comunicação com base na internet”.


Há um perigo real e presente de que essas empresas possam, e em alguns exemplos realmente tenham feito o compromisso de censurar opiniões como consequência de seu controle exclusivo dessas tecnologias”.


Gospelmais

A PROFECIA DE DANIEL

A PROFECIA DE DANIEL


Cerca de 536 – 530 a.C.


O livro relata eventos a partir da primeira invasão de Jerusalém por Nabucodonosor (605 a.C.) até o terceiro ano de Ciro (536 a.C.). O contexto histórico do livro está vinculado a Babilônia, durante o cativeiro babilônico de Judá de setenta anos de duração profetizado por Jeremias (Jr 25). O conteúdo de Daniel é uma associação de autobiografia, história e profecia. Sua forma literária é apocalíptica.


Esta revelação de Daniel 11 é longa e ainda a vivemos. Dividiremos em duas partes: a parte I, aquela que já se cumpriu e, a parte II, a que ainda irá se cumprir. A parte I termina no verso 35. Vamos a ela então.
Daniel 11:1-35

Parte I

Vs.2 – A profecia começa com uma verdade que descreve em linhas gerais os eventos conducentes à ascensão de Antíoco Epifânio, o governante grego que profanou o templo (VV. 2-35). A Pérsia teria mais três reis: Cambises (530 – 522 a.C.), Gaumata (522 a.C.) e Dario I (522 – 486 a.C.). A seguir, um quarto rei, Xerxes (486 – 465 a.C.), o qual lutaria contra a Grécia. Com a menção da Grécia (o reino seguinte) nada mais é dito da Pérsia, embora esta tenha continuado como potência mundial por mais algum tempo. Xerxes é o mesmo que Assuero.

Vs.3,4 – O rei poderoso que se levantaria era Alexandre Magno (336 – 323 a.C.), que morreu no auge do poder. Seu reino, ao invés de passar aos seus herdeiros, foi dividido entre os seus quatro principais generais (v. 4; ver 7:3).


Vs.5 – Este primeiro rei do sul é Ptolomeu I, Sóter, do Egito (323 – 285 a.C.). O “príncipe” (ou chefe militar) aqui mencionado é Seleuco I, Nicátor (311 – 280 a.C.).


Vs.6 – Depois de vários anos, Berenice, filha de Ptolomeu II, o Filadelfo, do Egito, (285 – 246 a.C.), casou-se com Antíoco II, o Teos (261 – 246 a.C.), o rei do norte que se divorciou de Laodicéia para casar-se com Berenice. Em 246 a.C., Ptolomeu II morreu; logo a seguir Laodicéia assassinou Berenice, Antíoco e o filho deles.


Vs.7 – O “renovo” é o irmão de Berenice, Ptolomeu III, Evérgetes do Egito (246 – 221 a.C.). Ele derrotou o rei do norte, Seleuco II (246 – 226 a.C.). Ptolomeu III entrou na “fortaleza” (provavelmente Antioquia da Síria) e leva para o Egito tanto as imagens sírias como as egípcias que o rei persa, Cambises, tomara quando conquistou o Egito em 525 a.C.. Ptolomeu III voltou ao Egito com muitos despojos, mas absteve-se de efetuar novos ataques contra Seleuco.


Vs. 10 – Os dois filhos de Seleuco II foram Seluco III, Cerauno (226 – 223 a.C.) e Antíoco III o Grande (223 – 187 a.C.). Antíoco III foi derrotado pelo Ptolomeu IV, Filopátor (221 – 203 a.C.), com a perda de quase 10.000 soldados sírios perto da fortaleza de Ráfia, no sul da Palestina.


Vs.16 – Antíoco IIIatacou o Egito em 200 a.C., mas foi subjugado pelo rei do sul, Ptolomeu V, Epifânio (203 – 181 a.C.); Antíoco, a seguir, então reuniu forças e conquistou “a cidade forte” (v.15, a cidade bem fortificada de Sidom). Em 197 a.C., Antíoco já tinha subjugado a “terra gloriosa”, a Palestina.


Vs.19 – Anos depois, Antíoco III fez um tratado de paz com o Egito (194 a.C.) e deu sua filha Cleópatra I em casamento a Ptolomeu V. A seguir, Antíoco III avançou para o norte, mas foi derrotado em Magnésia, na Ásia Menor, em 190 a.C.. Posteriormente (187 a.C.) procurou saquear um templo pagão na província de Elimais, e morreu na tentativa.


Vs.20 – O assassinato de Seleuco IV, Filopátor (187 – 175 a.C.), foi tramado pelo seu ministro de finanças, Heliodoro.


Vs.21 – Aqui se relata os fatos ao surgimento do “homem vil”, Antíoco IV, Epifânio (175 – 164 a.C.), irmã de Seleuco IV. Usurpou o trono que por direito pertencia a Demétrio, o jovem filho de Seleuco IV. Antíoco (a “ponta mui pequena” de 8:9-14,23-25) levou a efeito várias campanhas contra o Egito. Assassinou o “príncipe do concerto” (uma profecia sobre o assassinato do sumo sacerdote Onias, em 170 a.C., v. 22). Seus tratados com outras nações eram eivados de intrigas e mentiras. Apoiou Ptolomeu Filométor contra Ptolomeu Evérgetes por motivos egoístas. Atacava de improviso cidades ricas em tempo de paz (vs. 24). Seus ataques contra o Egito foram bem-sucedidos porque os que deveriam ajudar o Egito não o fizeram, e Antíoco regressou à Síria com grandes riquezas (v. 25-28).


Vs.28 – Antíoco nutria um grande ódio dos judeus e da santa lei de Deus. Estava convicto de que a língua e a cultura grega eram superiores a qualquer outra língua e cultura, e também odiava os judeus porque a religião deles era exclusivista. Cerca de 168 a.C. invadiu o Egito outra vez, mas os “navios de Quitim” (v. 30 – Chipre) comandados pelo cônsul romano Laenas derrotaram-no, e ele retirou-se para o seu país. Ele então procurou vingar-se da sua frustração, opondo-se aos judeus, embora alguns destes o apoiassem. Esses judeus apóstatas convidaram Antíoco a introduzir entre eles a cultura e a religião gregas (v. 30). Antíoco marchou contra Jerusalém, sacrificou um porco no altar do templo, proibiu os sacrifícios diários requeridos pela lei de Deus, e colocou no lugar santo uma imagem do deus grego Zeus. Esse altar a Zeus é a “abominação desoladora” do v. 31, que prefigura outra abominação que, segundo Jesus profetizou, ocorrerá nos últimos dias da presente era.


Vs.32 – Certos judeus apostataram e apoiaram Antíoco, mas Deus sempre teve um remanescente fiel entre os judeus nos tempos do AT. Agora, Deus também tinha um remanescente que permaneceria leal a Ele. Antíoco continuou a perseguir os judeus fiéis, que sob a liderança de Judas Macabeu, da família sacerdotal hasmoneana, opuseram forte resistência mediante uma luta armada, tipo guerrilha, que desgastou Antíoco e o obrigou a abandonar a peleja. Então, os sacerdotes purificaram o templo e acenderam novamente suas lâmpadas, evento este que os judeus ainda hoje comemoram como a Festa da Hanukkah.
Parte II

Vs.35 – A partir de agora os versos seguintes não se enquadram na história que conhecemos. A menção do “tempo do fim” indica que esta parte da profecia tem a ver com um futuro distante, a saber, fim dos tempos, e com o personagem a quem Antíoco tipifica: o anticristo (ver 7:8; 9:27).


Se olharmos para o contexto histórico de Israel numa visão lógica, esta parte da profecia começou a se cumprir em 1948 com a criação do Estado de Israel. Entre tantos acontecimentos marcantes, o que devemos aguardar é a reconstrução do templo em Jerusalém que a meu ver, será o “pendão” (Isaías 11:12) que reunirá o povo de Deus a sua terra natal. Creio que será um período de prosperidade para Israel como mostrado em Isaías 35. Mas serão tempos difíceis.


"Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus." (2 Tessalonicenses 2:3-4)


Fonte: Bíblia de Estudo Pentecostal - 1995 por LIFE PUBLISHERS