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quinta-feira, 28 de junho de 2012

OS MAIORES PENSADORES DE TODOS OS TEMPOS

SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2012


Os Maiores Pensadores de todos os tempos


      BERNADO TORO        







O que pensou
Elaborou os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.
Frase
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”



ANTONIO NÓVOA 



Nascido em 1955 Onde nasceu
Portugal
O que pensou
Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.
Frase
"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente"


FERNADO HERNADEZ








Espanha .
O que pensou
Para Hernández a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.
Frase
“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”

CÉSAR COLL SALVADOR


 
Espanha.
O que pensou
Seus estudos sobre o ensino e a aprendizagem escolar têm como base uma concepção construtivista de orientação sociocultural. Para ele, os conteúdos escolares que possuem relação com a vida do aluno são mais facilmente aprendidos. Destaca que o importante é aquilo que o aluno, efetivamente, aprende, e não o conteúdo transmitido pelo professor.
Frase
“Para que a criança atinja os objetivos finais de cada unidade didática, temos antes de identificar os fatos, conceitos e princípios que serão propostos; os procedimentos a considerar e os valores, normas e atitudes indispensáveis”

PHILIPPE PERRENOUD


 
Bienne, Suíça
O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.
Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”



Um comentário:

  1. Bom dia, adoro ler sobre pensadores, com eles aprendo muito também, são propostas com fundamentos, muito bom!
    Abraços
    Ivone

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