SEGUNDA-FEIRA, 28 DE MAIO DE 2012
Os Maiores Pensadores de todos os tempos
BERNADO TORO
O que pensou
Elaborou os “Códigos da Modernidade”, que são sete competências mínimas para a participação produtiva e a inserção social do ser humano no século 21. Para desenvolvê-los, o ensino deve ser contextualizado, o que significa tratar de assuntos que fazem sentido na vida dos alunos.
Frase
“A escola tem a obrigação de formar jovens capazes de criar, em cooperação com os demais, uma ordem social na qual todos possam viver com dignidade”
ANTONIO NÓVOA
Nascido em 1955 Onde nasceu
Portugal
O que pensou
Nóvoa sustenta que o desafio dos profissionais da área escolar é manterem-se atualizados sobre as novas metodologias de ensino e desenvolverem práticas pedagógicas eficientes. Para ele, nenhuma reforma educacional tem valor se a formação de docentes não for encarada como prioridade.
Frase
"O aprender se concentra em dois pilares: a própria pessoa, como agente, e a escola, como lugar de crescimento profissional permanente"
FERNADO HERNADEZ
Espanha .
O que pensou
Para Hernández a organização do currículo deve ser feita por projetos de trabalho, com atuação conjunta de alunos e professores. As diferentes fases e atividades que compõem um projeto ajudam os estudantes a desenvolver a consciência sobre o próprio processo de aprendizagem.
Frase
“Todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dúvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidências sobre o assunto”
CÉSAR COLL SALVADOR
Espanha.
O que pensou
Seus estudos sobre o ensino e a aprendizagem escolar têm como base uma concepção construtivista de orientação sociocultural. Para ele, os conteúdos escolares que possuem relação com a vida do aluno são mais facilmente aprendidos. Destaca que o importante é aquilo que o aluno, efetivamente, aprende, e não o conteúdo transmitido pelo professor.
Frase
“Para que a criança atinja os objetivos finais de cada unidade didática, temos antes de identificar os fatos, conceitos e princípios que serão propostos; os procedimentos a considerar e os valores, normas e atitudes indispensáveis”
PHILIPPE PERRENOUD
Bienne, Suíça
O que pensou
Criou as dez novas competências para ensinar. Entre elas: organizar e dirigir situações de aprendizagem; administrar a progressão das aprendizagens; envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho e trabalhar em equipe. Também trata dos temas: avaliação, pedagogia diferenciada e formação.
Frase
“Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar uma série de situações”
Bom dia, adoro ler sobre pensadores, com eles aprendo muito também, são propostas com fundamentos, muito bom!
ResponderExcluirAbraços
Ivone