SEGUIDORES

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

TRÊS ÁRVORES SIMBÓLICAS

Foi, uma vez, as árvores ungir para si um rei; e disseram à OLIVEIRA: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: Deixaria eu a minha gordura, que Deus e os homens em prezam, e iria labutar sobre as árvores? Então disseram as árvores à FIGUEIRA. Vem tu, e reina sobre nós. Porém a FIGUEIRA lhes disse: Deixar-me-ia a minha doçura, o meu bom fruto, e iria labutar sobre as árvores? Então disseram as árvores à VIDEIRA. Vem tu, e reina sobre nós. Porém a videira lhes disse: Deixar-me-ia o meu mosto, que alegra a Deus e aos homens, e iria labutar sobre as árvores?”- (Juízes 9. 8 – 13).

No trecho das Sagradas Escrituras acima citado, lê-se a notável parábola de Jotão que ajuda muito a compreender o ensino simbólico das três árvores nela mencionadas.
Nesta parábola a questão era saber qual daquelas três árvores queria reinar sobre todas as outras. Em vista do lugar de privilégio e benção que já ocupavam, nenhuma delas aceitou a proposta, manifestando mesmo nas suas respostas o caráter especial de benção de cada uma delas.

A Oliveira, a Figueira e a Videira são três árvores que se encontram muitas vezes mencionadas nas Sagradas Escrituras, e todas elas se referem em primeiro lugar à nação de Israel.

Considerando-as então na sua significação simbólica, podemos dizer que:

§   A Oliveira começou com Abraão.
§   A Figueira começou no Monte Sinai.
§   A Videira começou quando Israel entrou na terra da Palestina.

Podemos aqui indicar três pontos que nos ajudarão a compreender o ensino que se nos apresenta em relação a estas árvores, e que são respectivamente:

1)       Deus dando privilégios aos homens.
2)       Deus procurando fruto no homem em natural.
3)       Deus achando em Cristo o fruto que não pode achar no homem natural.
Vamos agora considera estas três árvores separadamente.

A OLIVEIRA

O fruto da oliveira tem de ser preparado antes de se poder usar – as azeitonas tem de ser esmagadas, para se obter o a azeite ou gordura.

A oliveira está sempre verde; nunca lhe cai a folha – uma verdadeira imagem de como as promessas de Deus sempre se apresentam à fé, em toda a sua beleza e força.
Na história de Abraão e da sua descendência, segundo a carne, vê-se Deus tratando os homens de uma maneira especial, dando-lhes bênçãos e privilégios especiais. Os judeus bem sabiam o lugar de privilégio  que ocupavam, porém, pouco apreciaram tudo isto, e chegou o tempo em que Deus quebrou alguns dos ramos e os privou dos privilégios que eles tinham gozado.

Quando Deus expulsou os judeus, depois deles terem crucificado a Cristo, chamou os gentios para o lugar de privilégio, e assim, tomando o seu lugar sob o domínio de Cristo, foram chamados cristãos.

No tempo presente a cristandade está na oliveira, e Deus torna os homens responsáveis pelos privilégios que gozam.

Com respeito aos judeus, enquanto estavam na oliveira perguntou-se: Qual é logo a vantagem do judeu? ... Muita .. porque... as palavras de Deus lhe foram confiadas.” (Romanos 3. 1, 2). A principal vantagem dos judeus foi terem entre si as Escrituras Sagradas, mas agora “quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles”. (2 Coríntios 3. 15), e assim não tem as Escrituras, e o Espírito Santo como seu ensinador.

Que vantagem estamos nós tirando de todos estes privilégios que se encontram na oliveira? Se não lhes dermos o devido valor então os ramos serão quebrados e os privilégios dados a outros.

A oliveira é o símbolo mais antigo da benção; começou no tempo de Abraão e há de continuar durante o Milênio. Os cristãos estão agora no lugar do privilégio – tem as Escrituras Sagradas e o templo espiritual. O apóstolo fala aos hebreus da conexão que eles tinham com a oliveira. “Já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro”. (Hb. 6. 4, 5). Eram estes os privilégios que se notavam na oliveira, nos tempos apostólicos.

Em outro lugar o apóstolo dirige estas palavras às gentes: “Tu estás em pé pela fé; então não te ensoberbeças, mas teme; porque, se Deus não poupou os ramos naturais, teme que te não poupe a ti também.” (Rm 11. 20, 21). Tudo isto se refere à cristandade e aos seus privilégios. Quando os ramos da benção neste mundo. Jesus disse à mulher de Samaria: “A salvação vem dos judeus.” Naquele tempo não havia salvação senão naquela nação porque era nela que havia os oráculos de Deus. Porém a salvação não vem, agora, dos judeus; eles próprios não gozam os privilégios, pois foram separados deles. Se um judeu quiser receber a benção do Evangelho há de necessariamente deixar o judaísmo, tem que receber a verdade revelada a respeito de Cristo, e depois de ter crido e ter sido balizado, será salvo; mas isto o torna realmente cristão e deixa de ser judeus. Se um pagão desejar saber alguma coisa a respeito da salvação, há de procura-la nas Escrituras Sagradas e entre os cristãos: só eles sabem o meio de salvação. Se fosse ter com judeus nada ficaria sabendo, porque eles próprios rejeitaram o Salvador. A cristandade, porém, vai ser julgada e posta à parte, porque não tem continuado na bondade de Deus.

Tudo isto dá uma ideia dos privilégios que os cristãos têm enquanto estão neste mundo; embora não tenhamos pensado muito nisto, partilhamos dos benefícios. A oliveira fala-nos de privilégios, mas com o privilégio vem sempre a responsabilidade.

Como apreciamos nós todas as vantagens que nos foram dadas na oliveira? Não vemos referência alguma, na oliveira, no mundo futuro, mas sim aos privilégios e vantagens que temos por estarmos ligados ao testemunho de Deus, na terra. Num dia futuro Israel será novamente enxertado, vindo a ocupar o lugar de privilégio aqui no mundo como lemos: “poderoso é Deus para torná-los a enxertar”.  (Rm 11. 23).

Continua ...

6 comentários:

  1. Será que entendi bem quando o autor deste texto diz que os Judeus foram deixados de lado para que os gentios assumissem o lugar dele?Acho que o autor se equivoca ao dizer que os judeus foram expulso e Deus chomou os gentios.O próprio capitulo e versículo citado de rm 3:1...2 deixa bem claro que os judeus não perderam seu lugar,romanos 11:1 Paulo diz que Deus não abandonou seu povo.Para quem não sabe quem era a multidão que seguia Yeshua?Judeus,obvio!O gentio para ser salvo precisa se a chegar a Israel e aí sim ser enxertado na oliveira.E mais adiante Paulo diz que:e daí se slguns deles não creram a sua incredulidade anularam sua fé em Deus?De modo nem um...Irmãos,Deus nunca deixou de punir seu povo,mas nunca o abandonou porque sempro os amou.Deut 7:8.Em nem uma parte da Sagrada Escritura cita que Deus deixou seu povo de lado.rm 11:13 não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não você é que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.Ou seja alguns judeus pode ter pecado,mas não significa que foram substituído por gentios

    ResponderExcluir
  2. Não sou judeu, mas concordo com o irmão Jacinto Abade. Vejo que na os reformadores não deveriam fazer a reforma e sim uma restauração, pois reforçaram aquilo que não concordavam. Não estou querendo dizer que sou contra ele foram muitíssimo importante, mas se tivessem feito uma restauração se conectando com Israel hoje haveria mais amor no meio dos filhos de D'us.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo acessar o restante do estudo para ler.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o autor do estudo não falou que Deus rejeitou os judeus,mas sim os judeus a Deus, e concordo que eles ainda tem o privilégio de fazer parte do corpo através do reconhecimento de Jesus Cristo. Em Lucas 13:6Jesus fala da figueira que não dá fruto para explicar aos judeus que eles não são melhores que os gentios,pois os judeus fazia um julgamento, por alguns gentios terem sidos mortos pelas mãos de Pilatos,mas em João 15 Jesus fala o seguinte toda a vara que está ligada este é reconhecido como discipo, para um judeu se achegar a Jesus Cristo hj terá que fazer a mesma coisa que todos, reconhecer a Jesus como o Messias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caros irmãos sabio e aquele qui ganha almas não aquele qui debate sobre quem merece ou não a promessa este tempo existem pessoas morrendo sem conhecer a jesus cristo

      Excluir